331-ao-escolher-a-carne-certa-o-bife-fic
picanha
shutterstock_1502873930-maminha

Como acertar no sabor e no ponto do churrasco

Existem alguns cuidados básicos na hora de fazer um churrasco impecável, para que ele seja um verdadeiro sucesso.

Um dos primeiros detalhes ao qual devemos fi car atentos é o planejamento. O churrasco deve ser muito bem planejado antes de ser executado. Isso significa pensar em todos os detalhes que serão necessários para que ele seja um verdadeiro sucesso. Outro detalhe muito importante do seu planejamento ao fazer um churrasco é o momento de acender o carvão. Para que ele esteja pronto para grelhar suas carnes é preciso de, no mínimo, uma hora de contato dele com o fogo.

Depois disso, vem o tempero da carne. O sal grosso é o principal tempero utilizado nos churrascos brasileiros – e você provavelmente sabe disso muito bem. Entretanto, é possível ousar um pouco mais e explorar outros temperos que podem dar muito certo nas suas carnes.

COMO SALGAR A CARNE

Na hora de preparar o churrasco, sempre aparecem algumas dúvidas. Uma delas é em relação ao sal: afinal de contas, ele deve vir antes ou depois de colocar a carne na grelha? Quando em contato com a carne, o sal tira os líquidos e a suculência dela, deixando apenas a proteína e a gordura e alterando ou realçando o seu sabor.

Existem dois momentos em que você pode salgar a carne para obter o melhor sabor dela:

– Na hora de assar: Colocar uma camada de sal grosso na carne antes de levá-la à grelha vai fazer com que o sabor fique um pouco menos intenso, mas ela também ficará mais suculenta. A camada, porém, deve ser fina. Não se deve fazer uma crosta de sal e levar para grelha, essa camada grossa impede que o calor passe pela carne e o resultado vai ser um bife cinza e com sem gosto.

– Depois da grelha: Salgar depois que a carne já saiu da grelha é quando você vai ter o sabor mais fiel e uma maior suculência. Neste caso, a salga deve ser feita com o sal grosso moído ou com sal fino, antes de cortar a carne. Muitas pessoas preferem fazer a salga da carne depois da grelha, principalmente quando se tem uma carne de qualidade muito boa. Feito dessa maneira você vai sentir o gosto dela.

Não só o sal pode temperar a carne na hora do churrasco. Você pode também salgar a carne com um sal aromatizado, com sal de ervas, ou de pimentas. Molhos como o de shoyu e mel também fazem parte do tempero das carnes.

Nas peças de fraldinha, por exemplo, o sal pode ser combinado com o tomilho, com azeite de oliva ou até mesmo com a manteiga para deixa-la mais saborosa. É importante sempre se lembrar de colocar o sal primeiro na carne, esperar um tempo para que ele seja absorvido, para depois acrescentar os outros ingredientes.

PONTO DA CARNE

Uma das dificuldades na hora do churrasco, por exemplo, é acertar o ponto da carne. O gosto individual entra em ação e independente da escolha do ponto, precisamos conhecer a técnica na execução, para que ela fique da maneira exata de como queremos comer.

Hoje são basicamente três os tipos de ponto da carne: mal passada, ao ponto e bem passada. Vamos explicar certinho para você a diferença entre eles e você terá todas as dicas para fazer um churrasco perfeito.