Foto 29-03-2021 16 43 30 (1)
Foto 29-03-2021 16 40 18
Foto 29-03-2021 16 40 29

Como projetar o espaço gourmet com churrasqueira

O brasileiro adora churrasco, isso todo mundo sabe. Com a nova onda de espaços gourmet, todos querem um cantinho do churrasco, para reunir os amigos e fazer a festa. Por isso mesmo, é quase impossível pensar em uma área de lazer residencial sem churrasqueira.

 

Um espaço gourmet é uma extensão ou integração da sala de estar e cozinha. Onde é possível preparar e degustar alimentos e bebidas no mesmo ambiente que se compartilha momentos agradáveis com seus convidados ou familiares.

Planejar um lugar que vai servir de ponto de encontro para momentos agradáveis com os amigos e a sua família é uma responsabilidade muito grande.

Ao projetar os espaços gourmet que receberão as churrasqueiras e chapeiras, assim como fornos e cooktops, é preciso planejar o ambiente levando em conta as especificidades de cada equipamento.

Antes de mais nada, você deve contratar um profissional para desenvolver o projeto. Eles se dedicam exclusivamente a estudar o nosso comportamento e adaptam os ambientes para que sejam cada dia mais a nossa cara, e que nos auxiliem nos novos desafios das nossas vidas cotidianas.

 

Vamos conferir as dicas que separamos para você projetar o espaço da sua churrasqueira:

– Espaço e conforto

Em primeiro lugar você precisa pensar na estrutura e no ambiente disponível para montá-lo. Por isso, é importante analisar dimensões, medidas e a planta do lugar. Analise quantos amigos pretende chamar para cada evento e qual o espaço necessário. Busque por referências que façam sentido para você, e que se adaptem ao seu cotidiano. Com isso definido você pode iniciar seu projeto.

Procure construir este espaço minimamente desenhado e bem arquitetado, para que todos possam aproveitar ao máximo a experiência de um bom churrasco.

– Ambiente integrado

O ambiente integrado também é uma solução inteligente e otimizada para o seu espaço gourmet. Integrar significa mesclar os diferentes ambientes da sua casa, que, nesse caso, devem ser a cozinha, a sala e a varanda.

– Design

Agora é a hora de definir qual vai ser a cara do seu espaço, defina o local da casa, as cores e modelos de móveis que você prefere. Busque por inspirações como rústico, moderno ou despojado.

– Iluminação

Sim, a iluminação também merece destaque quando falamos na construção de qualquer novo ambiente. Você pode não perceber, mas ela faz parte da decoração como qualquer outro item.

– Decoração

Uma das partes mais legais! É a hora de brincar com os móveis, quadros, mesas, copos e talheres. Procure sempre se atentar ao estilo que escolheu, para que todas os detalhes se encaixem no projeto final.

– Móveis e equipamentos

Temos que falar dos equipamentos dentro do seu espaço gourmet. Seja ele pequeno ou grande. Você precisa definir quais os tipos de móveis, objetos e recursos decorativos você deve usar.

– Revestimentos

Opte sempre pelos revestimentos fáceis de limpar. Citamos como exemplo os pisos de porcelanato, réguas de madeira e pias de granito. 

Esse tipo de material é resistente, bonito e deixa o espaço gourmet com uma cara mais moderna e “clean”. Você vai acabar descobrindo a facilidade e a praticidade desses revestimentos. 

– Armários

Os armários são essenciais para manter tudo organizado, principalmente porque espaços gourmet precisam de mais objetos (pratos, talheres, copos, etc.).

– Instalações

Outro item importantíssimo numa área gourmet. Tomadas em boa quantidade e bem distribuídas, pois são diversos os eletrodomésticos usados. Opte por pia grande, com cuba funda.

– Área verde

Projete seu espaço para que o jardim faça parte do ambiente, junto com as plantas e vasos na área externa.

– Churrasqueira

A churrasqueira é o principal elemento de uma área gourmet. É o centro das atenções, digamos assim.

São diversas as opções de churrasqueiras que você pode optar para a sua área de lazer. Tem as churrasqueiras convencionais, tradicionais a carvão, a que produz menos fumaça, como churrasqueiras elétricas, a gás ou a bafo.

Você também pode optar por ter na sua área gourmet um forno de lenha para pizzas. Uma excelente ideia não é mesmo?