download
Foto 29-03-2021 16 35 55
diadochurrasco-1050x580
temperos-para-churrasco

A história do churrasco e as primeiras churrasqueiras

O churrasco é conhecido de todos os brasileiros. Presente em almoços comemorações e outras festividades sociais das mais diferenciadas camadas econômicas, a carne assada sobre brasas nunca sai de moda. Para se compreender a história do churrasco no Brasil, é preciso antes saber que o hábito veio do Rio Grande do Sul, onde as imensidões dos pampas eram ocupadas por cabeças de gado provenientes da Argentina. Naquela época, mais precisamente século XVIII, os bovinos eram cuidados para obtenção de carne  sebo, por isso, não havia o costume de transformar a carne em alimento, muito menos em motivo para festa. 

Para se “assar uma carninha” era preciso ter até mesmo autorização do governo espanhol, o que desencadeava nas vacarias, uma espécie de tourada, onde, após o espetáculo, os bois poderiam ser amarrados, mortos e assados.

Fora da autorização governamental, as vacarias ocorriam de maneira ilegal pelos soldados desertores, que mais tarde deram origem aos gaúchos. Estes soldados tinha o costume de matar o animal e cortar sua parte mais fácil, assando-a em um buraco feito no chão, e utilizando as brasas como tempero. Esta pode ser considerada uma das origens mais remotas da prática que hoje chamamos de churrasco.   

De lá para cá, além dos anos que se passaram, houve as muitas mudanças sociais e de hábito, abrindo margem para novas formas de cortar, temperar e assar carne. 

Segundo a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exploradoras de Carne), o Brasil produz atualmente cerca de 10 milhões de toneladas de carne bovina ao ano, exportando quase 21% deste total para outros países do mundo. 

Hoje, o mercado conta com churrasqueiras modernas, em diferentes formatos e tamanhos, além de formas de queima, havendo churrasqueiras a gás, churrasqueiras elétricas e também churrasqueiras à brasa. 

Outra crescente são as churrascarias ao redor do país. Em 2017 o jornal “Estadão” realizou um levantamento na cidade de São Paulo e identificou que apenas na capital paulista havia mais de 500 churrascarias, o que demonstra a força do setor. 

Invista na sua churrasqueira e tenha momentos mais marcantes em família ou com os amigos.